sábado, 2 de junho de 2012

A importância da Educação Financeira no Brasil 
       O Terceiro milênio está proporcionando mudanças em todas as áreas do conhecimento. A área financeira não poderia estar desenquadrada deste processo tão abrangente.
          Pensamos em finanças, pensamos em dinheiro.   De acordo com o dicionário Aurélio  "é o meio usado na forma de moedas, notas (células) na compra de bens, serviços, força de trabalho".
           A palavra dinheiro é mencionada por  todos  sem exceção.   Alvo de muitas discussões e análises fazendo  parte do dia a dia da dona de casa ao grande empresário, dos mais jovens aos mais velhos,  de todas as classes sociais e em toda parte do mundo.
          Afinal, o que esta por trás desta ferramenta de troca utilizada em todo o planeta?
          Justamente com tantas formas  e comportamentos diferenciados  em relação ao trato e direção da vida financeira de qualquer cidadão  atualmente, nos remete a pensar na busca e na importância da  educação financeira.
          Educação é um processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral visando  sua melhor integração individual e social.  Finança é a ciências no manejo do dinheiro.
          A desigualdade sócio econômica da população brasileira e de grande parte do mundo, nos faz enxergar  a  necessidade deste processo educacional, pois este quesito fica longe em muitos casos de uma vida saudável.
          Em algumas nações como Reino Unido, Estados Unidos, Japão, Austrália, Nova Zelândia e até mesmo no Brasil,  esta trajetória já foi iniciada, mesmo com tantas diferenças entre cultura, valores e costumes a preocupação não deixa de ser  a mesma em levar a população uma estabilidade e condições favoráveis ao  desenvolvimento da nação.
          Para atingirmos a  maturidade neste  setor, nos é exigido  mudança de paradigma,  e o caminho a percorrer é longo, porém,  a rápida evolução  ocorrida nos últimos anos trará condições e viabilidade a processos de crescimento fazendo com que a Educação Financeira seja incluída nos currículos escolares de modo a fomentar o crescimento dos cidadãos com posturas de consumo consciente e preparados para toda as fases da vida.
          Até breve!             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seus comentários